4 de janeiro de 2011

Encerramento FESTIVAL METRÔ ROCK

Festival Metrô Rock (post com atraso)

(Encerramento: marco de um começo)

Domingo, 19 de dezembro de 2010 – São Leopoldo. O centro da cidade fervilhava devido à centralidade de pessoas orbitando no comercio local, tambores de sopapo ecoavam pelas ruas da cidade. Um trio elétrico do “Bloco do Sopapo – (coletivo) Feitoria do Linho Cânhamo” fazia o abre alas do festival Metrô Rock A população super receptiva, abanavam, cantavam, corriam dos interiores dos ambientes para ver e se embalarem ao som percussivo daqueles incansáveis artistas (agentes) que lá de cima (do trio elétrico) “convidavam a tod@s à saírem em cortejo”, rumando para o Largo Rui Porto onde a continuidade seriam as atrações rocker do Festival Metrô Rock.

Muita alegria, muita descontração, muita adrenalina... Sim, também pudera, fios elétricos das “artérias que conduzem energia da cidade” logo a poucos centímetros/milímetros de raspão de nossas cabeças, galhos de árvores robustas ricocheteavam sobre o caminhão, performances transpirantes conotavam olhares felizes de toda a população.

Mal terminou e já nos deixou saudade! (mas o carnaval é logo ali...)

Na sequência desse longo roteiro, o trio elétrico invade o palco principal do Metrô Rock – lá concluía seu show a banda Velocetts (de Farroupilha). A Velocetts apresenta um som de destaque no estado do Rio Grande do Sul. “O bom e velho rock n´ roll” com pitadas modernas que são harmonicamente destacados na voz feminina de “sua front”. Um show recomendável aos múltiplos palcos dos grandes festivais em território nacional.

A segunda banda a subir ao palco foi a Auditiva (de Porto Alegre). A Auditiva esteve com um baterista improvisado, mas não deixou sua sonoridade “a perder” – um power pop bem executado que ganha carisma junto às performances de Neo. “Em nome do pai, do filho e do espírito livre” – canta o público presente no Metrô Rock acompanhando a música da Auditiva.

A INI de Sorocaba/SP também esteve no encerramento do Metrô Rock. Mais uma vez uma parceria da INI com a rede (eles estiveram em nosso lançamento em 2010). A INI é daquelas banda que te arrebata - uma sonoridade fomentada com o peso "da guerrilha", uma guitarra espacial, bateria explosiva e precisamente colocada, pulsos graves de contrabaixo que atmosfera a voz lenta e calma/horas rouca e agressiva. Um palco enorme para "se fazer caber" a INI!

A última atração, foi a prata da casa - a BLEFF. Um extenso show perpassando "Clássico(s)",músicas do disco A Vida em Preto e Branco como um apanhado geral e histórico em termos de tudo que esses Feitorianos já criaram.Um belo degustar ao som das guitarreiras nerd´s ao bom rock alternativo.

E ano que vem tem mais... O Festival Metrô Rock fica projetado para Dezembro de 2011.


"Há braços e saudades"!