13 de setembro de 2011

4º Congresso Fora do Eixo com inscrições abertas:

A maior rede de coletivos culturais do país se prepara para a realização da 4ª edição do COFE



Estão abertas as inscrições para a Etapa Nacional do IV Congresso Fora do Eixo (COFE), o principal encontro presencial e deliberativo da maior rede de cultura livre da América Latina. Desde 2008, a rede se encontra anualmente para debater o desenvolvimento de seus processos, colher resultados e planejar os próximos passos. Esse ano, o Congresso promete discussões, mesas e vários debates dentro dos grupos de trabalhos sobre as frentes que fomentam a cena cultural do país.

O Congresso acontece de 14 a 20 de novembro, em São Carlos (SP), junto à 5ª edição do Festival Contato. A expectativa é que reúna mais de 1000 pessoas, entre membros de coletivos, pontos de linguagens, parceiros, imprensa e observadores. Agentes dos coletivos poderão usufruir da hospedagem solidária, que abrigará 4 pessoas por Ponto Fora do Eixo,1 pessoa por Ponto Parceiro e 1 pessoa por Ponto de Linguagem.

A ficha de inscrição você encontra no http://diariooficialfde.org

INSCREVA-SE

Editais de Vivência

Esse ano o COFE contará com uma novidade. Cada frente se articulará para montar um plano de trabalho e o planejamento da equipe que será necessária para a estruturação de cada núcleo.

A novidade é que essas equipes serão formadas por Editais de Vivências, que abrem suas vagas hoje também.

As Vivências são programas de "estágio" baseado na troca de experiências de trabalho e convívio em ambientes cognitivos de autoformação, onde a pessoa integra a equipe de um evento ou coletivo por tempo determinado com um plano de trabalho definido conforme as necessidades e interesses conjunturais da rede.

LEIA O EDITAL

Histórico

A primeira edição do Congresso Fora do Eixo (2008) aconteceu em Cuiabá (MT), proporcionando um primeiro encontro presencial da rede. No seguinte a cidade de Rio Branco (AC) foi cenário da criação da nossa carta de princípios.Em 2010 foi a vez de Uberlândia (MG) receber o Congresso, onde compreendemos melhor as nossas estruturas de sustentabilidade nacional e de coletivo.

De lá pra cá o Circuito avançou bastante dentro das propostas estabelecidas. O Fora do Eixo conseguiu dar largos passos dentro das discussões de políticas públicas, ampliou seu quadro de coletivos dentro do país, aproximou várias outras instituições da America do Sul e promete crescer ainda mais no congresso com a apresentação de filiações por parte de novos coletivos interessados.

Siga @foradoeixo e @foradoeixosul
*****

SERVIÇO:
O que é:
IV Congresso Fora do Eixo
Onde: São Carlos-SP
Quando: 14 a 20 novembro/2011