21 de julho de 2014

Asthenia

Hola!
Estivemos batendo um papo com o Jimmy Jazz, guitarrista e vocalista da banda Asthenia pra saber sobre o que vem rolando com os caras. A Asthenia foi fundada em Novo Hamburgo em 2012, atualmente conta com Alex Saimon na bateria, Igor Rech no baixo e Jimmy (já citado).

 Feitoria: Destaque algumas das principais conquistas da banda:
Jimmy/Asthenia: É o lançamento do singles “O canto do cisne” e “Monstros embaixo da cama” gravado na Marquise 51. É nosso principal passo em 2014, um esforçado primeiro passo...
Feitoria: Fale um pouco sobre as dificuldades:
Jimmy/Asthenia: Acho que a gente enfrenta os mesmos desafios que a maioria das bandas do circuito underground, o espaço para mostrar o nosso trabalho... Não só para shows, mas para desenvolver a arte como um todo...

Feitoria: Como avaliam a atual “cena da música independente”?
Jimmy/Asthenia: A “cena” tem melhorado recentemente, tem lançamentos de discos super legais como Bleff e Flanders 72 e outras... Acho que no Sul ta rolando uma abertura legal para muitas bandas autorais, existem vários festivais e tudo mais, alguns coletivos produzindo, é possível alcançar um público maior com uma união das bandas que vem rolando... Acho que está crescendo devagar, mas crece...

Feitoria: De onde surgem as influências da banda em temos musicais? Que temas são abordados nas letras? De onde vem à inspiração para esses temas?
Jimmy/Asthenia: As influências da banda são muitas, dessde os clássicos do rock, bandas indies... Eu tenho escutado muito bandas como Bleff, Twinpine(s), Medialunas e a extinta Superguidis – Ouço essas bandas independentes e muitas outras.
Acho que as nossas letras falam de vários assuntos, amor, vida, morte... Temas pouco retratados, sexo, drogas, solidão... A gente compõe influenciado pelo meio em que nos encontramos. Seja tomando drogas ou água, somos uma “esponja”... Acreditamos que a verdadeira arte nasce da dor, então transformamos nossa dor em arte.

Feitoria: A Asthenia já tocou em algumas festas e festivais que produzimos. E esse novo formato em trio, como vocês avaliam essa mudança?
Jimmy/Asthenia: O formato em trio veio pra tornar a banda mais prática, combina com a estética sonora: aquela dinâmica calma x gritaria, então escolhemos tentar fazer muito com pouco, isso nos desafia.

Feitoria: Que projeções a banda almeja daqui pra frente?
Jimmy/Asthenia: Com o lançamento do single esperamos alcançar o maior número de pessoas possíveis, já estamos trabalhando pra gravar um EP, então esperamos que muitas pessoas possam nos ouvir, porque temos muito a dizer...

Feitoria: Deixam um salve aí pra galera:
Jimmy/Asthenia: Ouça Asthenia no volume máximo, você pode até gostar e dançar, punk rock é liberdade!

[...links...]