15 de fevereiro de 2011

TERÇA SANTA

Convite do amigo Jari da Rocha
http://texticulosdojari.blogspot.com


Hoje às 21h rola mais uma edição do sarau "TERÇA - SANTA" - perpassando todos os 7 Pecados Capitais.
Muita música, leitura, debates... Encontros semanais toda as terças no SATOLEP (pub) em São Leopoldo/RS
_____

A Ira

Parece que o pecado da Ira, o terceiro na ordem dos 7 pecados capitais, tinha um objetivo claro de manter o povo cordeiro, comportado. E, se é verdade que para o clero e a monarquia a Ira não era considerado pecado, também é verdade que o povo pecava pra cacete.

Há quem diga que a Ira serve para adquirirmos certo respeito – aquele que, de fato, não temos – e também que há vantagens em nos mostrarmos irados. Há quem diga que um ataque de nervos nada mais é que um ataque de bichice e há os que dizem: “ quando perco a cabeça... sai de perto!!!” É engraçado imaginar alguém falar, com certo orgulho, que não tem controle sobre si próprio.

Só conseguimos entender um pouco mais a Ira quando batemos com o a canela num pé de mesa, quando o sinal fecha por causa da anta da frente que estava procurando algum endereço, quando nos sentimos injustiçados ou, simplesmente, quando acordamos com as guampas tortas. Motivo é o que não falta e só o que muda é a nossa capacidade de alcançar rapidamente a virtude deste pecado: a mansidão. Ser mais manso é a grande dica. Então, se você for traído(a) seja bem manso(a).

Mas, afora essas lorotas que você acabou de ler (e não ficou irado) o que dizem os grandes escritores sobre esse pecado? Como ele aparece nos grandes romances, nas crônicas e nos poemas? O melhor mesmo é Ir a próxima Terça-Santa para desvendar este pecado raivoso e gritão. Mas, venha mansinho.