2 de novembro de 2011

Abertas inscrições para o FESTIVAL METRÔ ROCK 2011

A 3°edição do Festival Metrô Rock acontece de 30 de novembro a 03 de dezembro, nas cidades de Esteio, São Leopoldo,Sapucaia e Canoas. Assim como na última edição, o festival contará com diversas ações de formação e linguagens artísticas, dentre elas: Música,Teatro, Audiovisual e Literatura. O Festival é uma realização da Rede Metrô Rock e as duas primeiras edições ocorreram em agosto de 2009 e dezembro de 2010.

Metrô Rock é uma rede formada por coletivos de produção cultural da região metropolitana do Rio Grande do Sul. Integra os coletivos: Feitoria do Linho Cânhamo, de São Leopoldo, e Tomada Rock, de Esteio, além de inúmeros ativistas culturais dentre as 31 cidades que abarcam a região metropolitana. O lançamento desta rede ocorreu oficialmente em agosto de 2009. De lá para cá foi proposto um circuito itinerante de shows que percorreu as cidades de São Leopoldo, Canoas, Esteio e Porto Alegre.

A Rede Metrô Rock possibilita a interação entre alguns representantes que constroem e fomentam caminhos para a música independente na região. Além dos coletivos unificados, a rede conta com parcerias de jornalistas, empresários, agentes culturais, associações de moradores, grupos de economia solidária, poder público, entre outras. A ideia é abranger ao máximo todas as conexões possíveis dentro da cadeia produtiva cultural.

Os objetivos centrais do Metrô Rock vão para além de ações como a produção de shows, há um foco mais macro que pretende construir múltiplos projetos que perpassem e mobilizem toda essa cadeia produtiva. A rede facilita a circulação de artistas e produtos, propiciando a troca de conhecimentos entre os participantes, criando uma ampla sistematização das tecnologias culturais elaboradas coletivamente

Ações do FESTIVAL METRÔ ROCK 2011
30/11 - Sarau de lançamento em Canoas
01/12 - Oficinas de formação (São Léo + Sapucaia + Esteio + Canoas)
02/12 - Debate
03/12 - Festival METRÔ ROCK (encerramento) com shows em Esteio.