O primeiro encontro foi na oficina de fotografia ministrada por nosso grande parceiro Marcelo Cabala do Macondo coletivo (Sta.Maria/RS) no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Sapucaia do Sul) para alun@s do curso de Gestão Cultural. Cerca de dez participantes estiveram presentes na atividade. Um pouco de teoria, dicas e bora fotografar o cotidiano...
Nossa segunda atividade na intensa agenda do FESTIVAL Metrô Rock de hoje (02/12) foi um grande debate junto ao “Encontro Consonante”. Santiago Neto diretor do IEM (Instituto Estadual de Música) esteve dialogando e explanando todo o panorama da PLATAFORMA RS de MÚSICA para o estado do Rio Grande do Sul na plenária que montamos na Casa de Cultura de Esteio.
As mais variadas vertentes musicais agregadas a sociedade civil organizada estão sendo acolhidas por essa arrojada e inovadora (no RS) proposta. O Metrô Rock está entre os festivais desenvolvidos e qualificados com o apoio da plataforma e seu calibre de alcance fica notório quando encontramos uma sala com pessoas do rock, reggae, gestores públicos, hip hop, culturas populares entre outras linguagens artísticas que a música transversa em um mesmo espaço debatendo suas (infinitas) possibilidades e conexões.
O público presente interagiu muito interessado na Plataforma RS. Decupamos todas as possibilidades de construções coletivas, gestão compartilhadas, acompanhamento do processo e encaminhamentos para execução dos projetos (culturais), chancela e dicas e apoio nas prestações de conta. Um amplo processo de PLANEJAMENTO formatado em uma parceria entre a sociedade civil organizada e o poder público.
“O tempo da choradeira terminou” – agora é só chegar junto e construir essa nossa plataforma (de trabalho)...
Dá-lhe!
__
E sábado 03/12 teremos mais oficina de Produção Musical (21h) e os shows 23h no Espaço 711 em ESTEIO. Bandas: BLEFF + Skabout + Os Diletantes + Cattarse.